‘Vila da Melhor Idade’ de Nova Odessa é modelo pioneiro de política pública, afirma coordenadora da RMPS
Sonho antigo do prefeito Manoel Samartin e da prefeita em exercício Salime Abdo , a “Vila da Melhor Idade”, no Jardim Santa Rita 2 – cuja primeira etapa já está em obras – é uma “política pública pioneira e que pode servir de modelo para outros municípios”. É o que pensa a coordenadora da RMPS (Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis), Ana Maria Sperandio.
A coordenadora se reuniu nesta segunda-feira, 8 de outubro, de manhã, com a comissão local, para fazer um balanço das atividades do Município enquadradas nos princípios e ações da Rede.
Ana Maria conversou com a prefeita em exercício Salime Abdo , com o coordenador de Engenharia, Carlos Augusto dos Santos, e com a assistente social Solange Paulon, e pediu que a Administração Municipal prepare uma apresentação detalhada do projeto para ser “espalhada” pelas mais de 50 cidades da RMPS.
Balanço
A comissão discutiu ainda o andamento dos diversos projetos municipais surgidos ou inseridos na RMPS, como o recente “Vivo em 2 Rodas”, o “Nas Alturas” (projeto municipal anti-cerol que também já serve de modelo de ação), o iminente lançamento de uma rede municipal informatizada anti-violência, entre outros, além de novas possibilidades de financiamentos de projetos deste tipo.
“Nova Odessa está indo muito bem (no processo de se tornar um município saudável). A cidade está tentando implantar as diversas estratégias da Rede e apresentado desdobramentos importantes, como o caso do tabaco. Isto tudo está bem evidente tanto para a Rede quanto para a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). A cidade está se organizando em todas as áreas”, afirmou Ana Maria Sperandio, pesquisadora do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
A ‘Vila’
A “Vila da Melhor Idade” – ou “Vila dos Idosos” – já tem 5 de seus 10 blocos de 6 residências cada em construção. A obra está sendo feita pela empresa Terrabella Construções Ltda, com investimento exclusivo da Prefeitura no valor de R$ 828.431,23. A “Vila” é um dos principais projetos habitacionais da atual Administração.
Quando estiver completamente pronta, provavelmente até o final de 2008, serão 60 casas totalmente adaptadas às necessidades dos idosos. O projeto foi feito a partir de um conceito original do prefeito Manoel Samartin, preocupado com a incapacidade dos idosos carentes de se enquadrarem nos programas oficiais de financiamento habitacional.
O projeto prevê que as unidades serão oferecidas aos casais idosos de baixa renda do Município através de uma cessão de uso vitalício gratuita, sem mensalidade, só retornando à Prefeitura (para a cessão ao próximo casal inscrito) após o falecimento do último cônjuge. As casas não podem ser ampliadas, cedidas ou repassadas.
Vagner Salustiano – 8 de outubro de 2007
Informações à imprensa: (19) 3476-8600 – Assessoria de Comunicação