Tratar a violência pela lógica da construção da paz. Com esse objetivo, representantes de setores do Governo Municipal de Santa Bárbara d’Oeste se reuniram, na tarde de terça-feira dia 23 de fevereiro de 2010, com a coordenadora da RMPS (Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis), Ana Maria Girotti Sperandio. Este foi o primeiro encontro para discussão de estratégias e definição de grupos de trabalho que culminará com a 1ª Conferência Municipal Sobre Violência Doméstica e Cultura da Paz.
Antes de definir quando será realizada a conferência, os participantes se dividiram em três grupos de trabalho para início dos estudos cujos resultados serão apresentados em duas oficinas. A primeira delas acontecerá no dia 23 de março e terá como tema “A construção da imagem objetiva do movimento de construção da cultura pela paz em Santa Bárbara d’Oeste”. A segunda oficina abordará “A construção de mecanismos de promoção da paz e prevenção da violência”, com data prevista para o dia 06 de abril.
Os três grupos de trabalho serão formados por representantes das secretarias municipais de Saúde, de Segurança, de Promoção Social, de Meio Ambiente, DRADS (Divisão Regional de Assistência Social) Campinas, Conselho Tutelar, CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), AMEV (Associação dos Moradores do Eldorado e Vista Alegre), Policia Militar, Diretoria de Ensino de Americana, Pastoral da Criança e RMPS.
Os grupos de trabalho foram divididos da seguinte maneira:
GT 1 – responsável pelo levantamento dos recursos e aparelhos sociais para promoção da paz e como otimizá-los.
GT 2 – responsável levantamento dos recursos necessários para a atenção à violência e definição dos seus papéis.
GT 3 – responsável mapeamento da violência no município de Santa Bárbara.
Texto retirado do site oficial da Prefeitura de Santa Bárbara d’ Oeste sobre a responsabilidade de José Roberto Silva (Imprensa).