A Dra. Ana Maria G. Sperandio, Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis acompanhou a estudante Tânia Oliveira que venho dos EUA conhecer a RMPS na visita a Associação Barco Escola da Natureza na Cidade de Americana, onde a estudante recebeu das mãos do presidente do Barco Escola da Natureza, João Carlos Pinto um kit da entidade.

Associação Barco Escola da Natureza nasceu de um sonho do então comerciante e ambientalista João Carlos Pinto em promover a educação ambiental e colaborar na conservação do meio ambiente, em especial do Reservatório de Salto Grande.


Desde sua fundação, maio de 2000, o Barco Escola da Natureza atendeu até o ano 2005 mais de 46 (quarenta e seis) mil pessoas e atuou como um verdadeiro fiscal do meio ambiente, denunciando práticas ilegais, auxiliando nos vários trabalhos de limpeza e despoluição do reservatório na conscientização da comunidade quanto à necessidade de conservarmos o meio em que vivemos.

Pela sua atuação na área ambiental a ONG recebeu a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) em fevereiro de 2003. Como OSCIP, o Barco Escola pode usufruir benefícios fiscais e firmar parcerias com o poder público.

Objetivo Geral do Barco Escola é sensibilizar crianças, jovens e adultos em relação a atual situação de degradação ambiental encontrada no Reservatório de Salto Grande, relacionando-a com a problemática ambiental nacional e planetária, através da Educação Ambiental.

Endereço:

Associação Barco Escola da Natureza

Av. José Ferreira Coelho, 815 Praia dos Namorados

Americana – São Paulo

CEP. 13.475-470