A Secretaria de Saúde de Americana promoveu o seminário sobre a Norma Regulamentara (NR) 32 no dia 3 de junho de 2011. O evento foirealizado na Câmara Municipal de Americana, às 8h30.

trabalhador
Saúde do Trabalhador promove seminário sobre NR 32
Secretário de Saúde ressalta o comprometimento dos trabalhadores
A Norma Regulamentadora 32 foi tema do seminário, promovido pela Saúde do Trabalhador, setor integrante da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa) da Secretaria de Saúde de Americana, o evento reuniu mais de 150 profissionais da saúde, da rede pública e privada, incluindo hospitais, laboratórios, clínicas veterinárias e serviços odontológicos.
O secretário de Saúde, Fabrizio Bordon, ressaltou a presença dos trabalhadores da saúde, que lotaram o plenário da Câmara. “É prazeroso para a Secretaria de Saúde ter uma plateia tão seleta e tão grande como esta. Percebemos que há um grande interesse para esclarecimentos e isso é admirável. Construímos a saúde com várias mãos e por isso é tão importante o comprometimento de todos para que a gente possa efetivamente aplicar essa norma de forma mais séria, mais rápida e mais efetiva”. Bordon aproveitou a oportunidade e reafirmou o compromisso da Secretaria de Saúde para que todas as normas de saúde sejam aplicadas dentro da rede.
Rosa Bueno, diretora da Uvisa, destacou o trabalho em equipe e falou sobre a importância do Executivo e Legislativo estarem presentes. “É rico para o desenvolvimento das ações. O nosso grande desafio é fazer com que a vigilância tenha o foco de esclarecimento, orientação e agregação. O encontro facilita as nossas ações no dia a dia”, ressaltou.
No seminário, o diretor de Assuntos Parlamentares da FETSESP (Federação dos Trabalhadores Servidores do Estado de São Paulo), secretário geral do Sinsaúde (Sindicato da Saúde) de Campinas e região e membro da Comissão Tripartite Permanente Nacional (CTPN), Pedro Alberto Tolentino, ministrou uma palestra.
O médico e auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da gerência Regional do Trabalho e Emprego de Campinas, Dr. Gil Vicente Fonseca Ricardi, também falou com os presentes.
Segundo a coordenadora da Saúde do Trabalhador, Odilamar Lopes Mioto, o objetivo do evento foi conscientizar os trabalhadores sobre a importância e a necessidade de proteção e cuidado consigo como também das pessoas que estão sob seus cuidados. “A NR 32 deixa claro a obrigatoriedade legal de garantir condições básicas de segurança e saúde nos ambientes de trabalho em virtude da significativa ocorrência de acidentes biológicos com a contaminação por HIV, hepatite e outras doenças graves”, disse.

Unidade de Imprensa da Prefeitura Municipal de Americana