Empresa VICUNHA TÊXTIL S/A (unidade IX – Americana) adeririu ao programa Ambiente Livre do Tabaco – RMPS
Em junho de 2006 o município de Americana iniciou o grupo de tratamento ao tabagismo, coordenado pelo Dr. Milton Santiago Júnior e sua equipe.
Desde o início de suas atividades (junho/06) foram atendidos 978 pacientes, sendo que 462 receberam tratamento terapêutico, dos quais 38,96% abandonaram o hábito de fumar.
Em dezembro de 2007 foi instituído o Comitê Regional de Ambientes Livres do Tabaco, através da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, da qual Americana faz parte. Em dezembro deste ano, a Administração Municipal, através do Secretário de Governo, senhor Orestes Camargo Neves, assumiu o compromisso de implantar políticas públicas referentes ao controle do tabagismo e ambientes livres do tabaco.
Através desse compromisso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Saúde, implementou ações específicas aos diversos segmentos sociais, ampliando assim as áreas de abrangência das políticas públicas para ambientes livres do tabaco.
No início de 2008, diversas reuniões aconteceram no âmbito regional, com a finalidade de definir estratégias para se constituir ambientes livres do tabaco. As ações efetivas sobre tais políticas foram desencadeadas na Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Ensino, Colégio Antares e indústria Vicunha; também estão sendo realizadas palestras aos manipuladores de alimentos do setor comercial do município.
O Secretário de Saúde instituiu, em junho/08, uma Portaria, proibindo o uso do tabaco nas dependências internas e externas de todos os setores da Secretaria Municipal de Saúde. Esta Portaria teve como base uma pesquisa realizada com 936 funcionários da Secretaria, em que 815 se declararam não tabagistas e 121 tabagistas, dos quais 87% desejam um ambiente livre do tabaco.
Como o programa vem sendo difundido através do grupo HabitaSaúde, houve interesse da empresa VICUNHA TÊXTIL S/A (unidade IX – Americana), com cerca de 1.000 funcionários, em aderir ao programa Ambiente Livre do Tabaco, estendendo o tratamento aos funcionários que desejarem abandonar a dependência.
Na sexta-feira, dia 04/07, das 7h30 às 9h00 acontecerá à solenidade de abertura da 1ª Semana de Capacitação da equipe multidisciplinar da Vicunha, para desenvolver o tratamento aos tabagistas, bem como implantação do Ambiente Livre do Tabaco.
Eliane Cristina Agulha de Souza
GRUPO HABITASAÚDE