O evento foi promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e teve como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do trabalho coletivo e propor a formação de uma rede colaborativa entre diversos segmentos sociais, em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável.
Para o representante da Opas no Brasil, Miguel Aragon, os municípios têm um papel fundamental e estratégico para a promoção da saúde e o desenvolvimento de políticas e ações que podem melhorar a qualidade de vida da população.
“As políticas municipais definem a qualidade do ar que respiramos, a forma como nos movemos, o acesso aos alimentos, à educação, à moradia, ao trabalho e aos serviços de saúde. Os prefeitos ocupam uma posição estratégica para fazer com que a intersetorialidade e a participação da comunidade aconteça, mas precisam do nosso compromisso e engajamento de toda sociedade neste esforço”, afirma Aragon.
“Vivemos tempos onde o centro de acumulação e renda mundial tem se agravado enormemente e aumentado a miséria. Essa articulação política, que envolve saneamento básico, moradia e saúde é fundamental e necessária. Esse seminário indica esse caminho, da construção coletiva e soluções estratégicas para nosso pais”, completou o prefeito de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi. Informações retiradas do site: http://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/2116-em-seminario-da-opas-cns-debate-desafios-para-promocao-da-saude-nos-territorios