Na manhã de hoje (10/6), o prefeito Diego De Nadai e, aproximadamente, 200 pessoas participaram do I Fórum de Controle da Violência, na Escola Técnica ETEC Polivalente, com palestras do secretário de Segurança Pública, Adinei Brochi, do Capitão da Polícia Militar, Hugo Araújo dos Santos; e do segundo assistente de delegado seccional, Robson de Oliveira. Participaram do evento o secretário de Saúde, Fabrízio Bordon; a presidente do Conselho da Mulher, Lea Amabile, que representou a secretária de Promoção Social, Leila Mara Pessoto de Paula; e a diretora de ensino básico, Conceição Ventura Mondin, representando o secretário de Educação, Luciano Corrêa.
Com o dia destinado à reflexão e ao debate sobre temas relacionados à violência, o Fórum também teve como objetivo reforçar os laços entre a Prefeitura e demais setores que tratam do tema. O prefeito Diego enalteceu a importância do encontro e a participação do público presente. “É de fundamental importância este fórum, pois oferecendo um diálogo aberto surgem novas ideias. Muitos casos de violência são escondidos da sociedade, mas com a melhoria do sistema este costume deverá mudar. É importante que a sociedade leve o caso ao poder público, assim fazemos o encaminhamento e auxiliamos a pessoa no que for necessário. Reafirmo a minha parceria com os órgãos relacionados”, disse o prefeito.
Visando aperfeiçoar e agilizar o sistema atual quanto a notificações em casos de violência contra o ser humano, a Prefeitura de Americana pretende elaborar um novo projeto. “Este é o primeiro passo para tentarmos reduzir um grande problema. Vamos buscar unificar todas as notificações e fazer mapeamento dos locais onde acontecem crimes na cidade. Qualquer pessoa pode ser vítima, e com a Prefeitura, ONGs e conselhos mais unidos vamos elaborar um importante projeto e readequar o sistema”, afirmou Adinei. O secretário revelou ainda que o próximo passo será colocar as ações em prática, com a criação de uma comissão para analisar o mapeamento, os casos e necessidades.
O secretário Fabrizio Bordon ressaltou o trabalho conjunto e os projetos da Secretaria de Saúde. “É estatístico que quando há uma união de esforços dos setores temos resultados de fato palpáveis. A Saúde faz parte de um ciclo que oferece tratamento e prevenção e com o apoio de outros setores os serviços prestados terão maior fluidez. Já iniciamos o processo de informatização da rede pública de saúde, assim como Mogi das Cruzes, que implantou um sistema para mapear os dados de agressão à criança e aos adolescentes e identificar possíveis autores dessa violência. Queremos informatizar toda a rede pública de saúde e termos dados seguros e confiáveis para a atuação de todas as secretarias envolvidas. Através deste Fórum estamos dispostos a tornar Americana uma cidade sem violência”, reiterou Fabrizio.
Informações enviadas pela
Unidade de Comunicação da Prefeitura Municipal de Americana
10/06/2011