foto-lanaamento-do-livro-1
Quarta-Feira, 06 de outubro de 2009

Com o objetivo de construir um mapa das relações entre as pessoas na comunidade e verificar os impactos no desenvolvimento local saudável e sustentável a partir da perspectiva da Promoção da Saúde na Região da Praia Azul, foi realizado nesta última terça-feira (06/10), às 9 horas, na Orla da Represa da Praia Azul, o lançamento do livro “O Processo de Avaliação das Experiências locais do Projeto AIPS: buscando as igualdades a partir das diferenças”, que conta a experiência do Projeto AIPS (Ações Intersetoriais em Promoção da Saúde) em seis municípios, inclusive em Americana. Além disso, às 9h30, iniciou uma Oficina de Avaliação do Projeto Brasil-Canadá na região, voltada para profissionais da Prefeitura que representam o município nas ações do Projeto.
dsc04341
A ação, que contará com a presença do prefeito Diego De Nadai (PSDB), é uma parceria da Prefeitura de Americana com a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, Unicamp, Associação Canadense de Saúde Pública (CPHA), a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a comunidade do bairro.
dsc04342
De acordo com a diretora da Unidade de Vigilância Sanitária (UVISA), Rosa Maria Bueno, além de ser fundamental para a avaliação do Projeto em Americana, o evento é muito importante para a construção de políticas públicas saudáveis no bairro Praia Azul visando resgatar a cidadania do local.

A Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis foi iniciada em 2003 com apenas seis município do Estado de São Paulo. Em 2004, Americana passou a fazer parte da rede que, atualmente, conta com a participação de 56 cidades. Os trabalhos desenvolvidos têm o objetivo de elaborar e implantar políticas públicas saudáveis, reforçar as ações comunitárias e criar ambientes favoráveis à saúde.
Foto da Oficina
oficina