16/04/2009

Prefeito assina adesão à Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis

prefeito-de-santa-barbara

Em reunião no gabinete na tarde do dia 16/04/2009, o prefeito Mário Heins assinou o termo de adesão do município de Santa Bárbara d’Oeste na Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis. A reunião entre Heins e a Doutora Ana Maria Girotti Sperandio, coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e professora convidada e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), contou com a participação de todo secretariado.

A Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis (RMPS) tem o objetivo de colaborar na construção das políticas públicas saudáveis integradas, sempre de forma participativa e articulada, envolvendo pessoas de diferentes áreas da gestão pública, sempre buscando a coletividade, instrumentalizando a administração para desenvolver um projeto de governo único e integrado, indicando políticas públicas saudáveis, incorporando diferentes setores e parceiros para a produção de ambientes saudáveis, buscando produção de saúde para a comunidade.

O Projeto é vinculado ao Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e conta com apoio técnico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Ministério da Saúde e prefeituras, sob coordenação da Doutora Ana Maria e facultado a participação aos municípios.

Durante a apresentação, intitulada “Um modo diferente de tecer políticas públicas saudáveis em REDE”, a coordenadora apresentou municípios como Americana, Sumaré, Hortolândia, Pirassununga e Itatiba, que aderiram à rede e seus resultados. “O projeto integra as secretarias pelos desejos coletivos, trabalhando com os desejos e não só com as dificuldades, mapeando assim o sucesso nas atividades do município”, disse.

Após a assinatura, Heins parabenizou a coordenadora pelo brilhante trabalho desenvolvido. “A prefeitura agradece sua vinda ao município e a senhora mostrou coisas simples que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida da população. Acho fundamental a adesão de Santa Bárbara e não tenho dúvidas que este trabalho irá beneficiar muito nossa cidade”, salientou.

O próximo passo é a criação de uma lei que institui o programa de políticas públicas saudáveis no município e a criação do comitê para a construção e organização, interagindo os variados setores da administração. A participação do município não trará ônus aos cofres públicos e os membros do comitê realização os serviços como voluntários.

Notícia enviada pela Prefeitura de Santa Bárbara.