Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste -Projeto Hortos Medicinais

Exposição da Semana do Meio Ambiente de 4 a 5 de junho de 2013

hibisco-1
Hibisco – Hibiscus sabdariffa : O cálice (parte vermelha) é rica em vitamina C e minerais e o seu uso mais conhecido no Brasil é na forma de conserva pelos japoneses. Pode ser consumida na forma de chá, geléia e sucos. É antioxidante, combatendo o envelhecimento das células, atua como diurético, laxante suave, digestivo, para eliminar gases e reduzir cólicas. Chá: colocar 4 cálices em 1 copo e colocar água fervente . Tampar e aguardar 15 minutos e tomar 3 vezes ao dia após as refeições . Conserva : para 1 kg das cálices frescas colocar 100 g de sal ( 2 xícaras de café rasas), 50 g de açúcar(1 xícara e meia de café), 100 ml de vinagre (1 xícara e meia de café). Colocar num saco plástico , fechar e virar 2 vezes ao dia. Fica pronto em 3 dias. Consumir com arroz ou junto com salada.
boldo-baiano
Boldo baiano – Vernonea condensata Esta planta procedente da África e trazida pelos escravos é útil para tratar de males digestivos.Em casos de má digestão e dor de estômago: macere 2 folhas picadas (4 gramas) com 1 colher de sopa de água. Aguarde por 10 minutos para tomar. Para as afecções do intestino, fígado e vesícula, preparar o chá (infusão) colocando 2 folhas picadas em 1 copo de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 copo de manhã em jejum, e outra, 30 minutos antes das principais refeições. Contra-indicação: Precaução para pessoas com problemas renais e cardíacos (presença de glicosídeos cardiotônicos
hortela-de-folha-gorda
Hortelã da folha gorda – Plectranthus amboinicus : seu xarope é indicado para tosse, dor de garganta e bronquite. As folhas podem ser mastigadas nos casos de inflamação da boca e gengivas e usadas na culinária em saladas e massas.
Xarope: ingredientes 20 folhas e ½ (meio) copo de açúcar: colocar camadas de folhas e de açúcar , de forma alternada numa panela e tampar. Aquecer em banho maria em vasilhas de vidro ou inox ou em fogo bem baixo até virar líquido e as folhas murcharem.Esperar esfriar, coar e tomar de 1 colher de sopa 3 vezes ao dia . Crianças de 6 a 12 anos : meia colher de sopa 3 vezes ao dia. Validade: 1 semana. Colocar na geladeira. Não tomar nos 3 primeiros meses de gravidez.
Para o diagnóstico da doença um médico deve ser consultado. O folheto apenas traz a orientação.

Apoio: Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/UNICAMP, Comunidade Cruzeiro do Sul e Vista Alegre
Texto elaborado por Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães, médica sanitarista